Emoções

Como lidar com as emoções?

Quando as pessoas perguntam “Como lidar com as emoções?” eu me pergunto o que exatamente elas estão querendo saber…

Seria essa uma maneira menos explícita de perguntar “Como controlar as emoções?” Ou, em outras palavras, “Como deixar de tê-las?”, “Como impedir que elas aflorem?” ou ainda “Como mantê-las num nível de intensidade baixo para que não atrapalhem as atividades que me propus a fazer?”.

Se o que te trouxe até aqui foram objetivos parecidos com os descritos acima, lamento decepcioná-lo. Não acreditamos que seja saudável lidar com as emoções dessa forma. 

Lidar com as emoções, na nossa perspectiva de saúde mental, significa se relacionar com as emoções colocando-as no lugar de importância que elas têm.

Emoções são estímulos que nos colocam em movimento. São o painel de controle de que precisamos para nos guiar pela vida. Nós precisamos das emoções íntegras para que elas cumpram sua nobre função. 

São elas que nos movem para fora de situações perigosas, desfavoráveis ou danosas. São elas que nos fazem reconhecer quando tudo está bem, quando estamos no caminho certo, quando estamos no lugar onde gostaríamos de estar.

Para nos relacionarmos com nossas emoções, acima de tudo precisamos aprender a ouvi-las. E então, como em qualquer relação, descobrir o nosso jeito de atuar, negociar e dialogar com cada uma delas, em cada situação.

O Luz na Escuridão acaba de criar a Jornada de Autocuidado “Para ouvir suas emoções” no Hotmart. Clique aqui para conferir! Ou aqui para agendar uma demonstração gratuita!

Compartilhe este post