Saúde Emocional: Blog do Luz na Escuridão

Conteúdos sobre saúde emocional para inspirar a promoção do autocuidado em saúde mental. Navegue pelo menu para ter acesso a outros apoios disponíveis no Luz na Escuridão, como a Rota de Acolhimento, gratuita e sempre disponível para momentos de sofrimento e confusão.

Saúde mental

O que é saúde mental?

Ainda hoje causa certo embaraço admitir que estamos preocupados com a melhoria de nossa saúde mental. Há estigmas e preconceitos…
Emoções

Como lidar com as emoções?

Quando as pessoas perguntam “Como lidar com as emoções?” eu me pergunto o que exatamente elas estão querendo saber… Seria…
Perdas e luto

Afinal, o que é o luto?

A palavra luto no dicionário significa ‘profundo pesar; sentimento gerado por perdas como separação, partidas ou rompimentos’. Como se pode…

A pessoa com saúde emocional em dia consegue administrar seu mundo interior perante as exigências externas. Cuida de sua vida de modo a tornar-se dona de seu destino, vivendo os altos e baixos de seu cotidiano sem perder a consciência daquilo que é precioso para si.

Os tempos atuais têm exigido enorme esforço das pessoas na luta pela manutenção de sua saúde emocional. Vivemos num ambiente pouco acolhedor: ameaça constante de desemprego; más condições de trabalho; baixa remuneração; ambiente social degradado pela pobreza, insegurança, polarização, ansiedade, solidão, desavenças; jovens sem perspectivas de futuro redentor; ambiente de luto de toda natureza.

Um modo de reagir a um ambiente tão desolador e melhorar nossa saúde emocional é pela inclusão, em nosso cotidiano, de ações de Autocuidado que promovam mudanças interiores, gerem impactos positivos para o corpo e a mente, promovam conexões significativas com nossa consciência, nos desobrigue da perfeição, nos permita sofrer, nos alerte para o sofrimento do outro.

O Luz na Escuridão tem desenvolvido ferramentas e estratégias que o auxiliarão em sua busca pela saúde emocional. Mantenha-se atualizado nos seguindo nas redes sociais (veja os botões no rodapé dessa página), se increvendo em nossa newsletter (veja os formulário no rodapé dessa página) e voltando de tempos em tempos a este blog e este site.